Acesso empresa Cadastre grátis sua empresa

O que precisa ter um buffet de queijos e vinhos

O segredo para montar um buffet de queijos e vinhos inesquecível é o planejamento e a variedade do que será servido. Veja a seguir o que não pode ficar de fora da sua festa.

18 Mai 2016 Tipos de buffet - Leitura: min.

buffet e catering

Há certos tipos de buffet que promovem um ambiente descontraído, com boas conversas e muitas risadas. Normalmente são para grupos menores, o que permite uma maior integração entre os convidados. Uma das opções clássicas, mas que nunca sai de moda, é o buffet de queijos e vinhos.

É fácil de preparar, especialmente se você planejar bem todos os ingredientes e calcular as quantidades. E o fato de ser um ótimo modelo para uma reunião de amigos, não tira a versatilidade deste tipo de buffet, que serve perfeitamente para festas corporativas e reuniões de negócio, preferindo ilhas ao invés de mesas e cadeiras.

Qualidade sim, variedade também

Para que agrade todos os convidados, um buffet de frios e vinho não deve ser montado seguindo o modelo mozarela, queijo prato, presunto, lombinho e azeitonas. Você pode criar um cardápio bastante mais atrativo e variado, pensando primeiramente na qualidade dos ingredientes utilizados.

O ideal é ter pelo menos cinco tipos de queijo, sendo um de pasta mole (camembert ou brie), outro azul (gorgonzola ou roquefort) e o restante de massa prensada ou dura. Os quejos de massa dura ou prensada podem ser servidos em cubinhos e os outros inteiros ou partidos pela metade, para que cada convidado possa ir cortando o que desejar.

Os queijos duros ou prensados mais habituais são: mozarela, prato, cheddar, do reino, emmental, gouda, provolone, gruyère, estepe e parmesão. A maioria deles é importada, o que pode encarecer o pressuposto da festa. Se você quiser economizar, pode apostar na mozarela em duas versões (normal e temperada), no prato e em um importado, como gouda ou emmental.

412415.jpg

Para os frios, há excelentes opções nacionais. Você pode usar presunto de peru, lombinho canadense, salaminho, copa e blanquet de chester. É importante escolher o que será servido não pensando somente em suas preferências, para que você consiga agradar a todos os presentes.

Pães e torradas

Uma boa tábua de queijos e frios pede sempre uma variedade de pães e torradas. Baguete, pão francês (branco), pão italiano, pão sírio, pão de leite (bisnaguinha), pão de batata e/ou cebola. Se na sua cidade é difícil encontrar tanta variedade, aposte nas texturas.

O pão francês pode ser servido natural e torrado, inclusive em versão temperada, com alho e ervas. O pão de forma natural e integral poder ser cortado em formatos diferentes e servido como torradinhas. Você também poderá comprar grissinis, aqueles palitos de pão crocantes de origem italiana, ideal para servir com patês.

Azeitonas, tomates secos e pickles

Além de colorir a mesa, dão mais dinâmica ao buffet. O segredo é colocá-los em pequenos recipientes, que podem ser distribuídos pela mesa para que todos os convidados tenham acesso.

Frutas, castanhas e nozes

Se você ainda não experimentou comer queijos e frios com frutas, nozes e castanhas, precisa provar! Por sua textura e sabor, casam perfeitamente com esse tipo de buffet, trazendo um toque doce e crocante que instiga o paladar.

shutterstock-323377208.jpg

Use e abuse das uvas, figos e damascos; prefira nozes e castanhas naturais, sem adição de sal. E, se quiser, prepare potinhos com geleia de morango e laranja, que são deliciosas acompanhando queijos.

A escolha do vinho

Se você bebe vinho habitualmente, com certeza já deve ter suas preferências, tanto de país como de denominação de origem. Mas se você ainda não tem segurança para escolher o que será servido, melhor procurar uma loja especializada ou buscar informação sobre o tema na Internet.

Escolher o vinho somente pelo preço pode ser um grande risco. Neste tipo de buffet, a bebida também é protagonista e fica muito difícil encobrir uma má escolha. Pesquise preços e, inclusive, planeje com antecedência a compra, já que você poderá encontrar preços mais econômicos em sites especializados.

Como o buffet terá frios, o mais habitual é optar pelo vinho tinto. Mas, para ser precavido, tenha à mão vinho branco, água e refrigerante.

Como calcular as quantidades?

Como não há prato principal neste tipo de buffet, é fundamental calcular bem as quantidades de queijos e frios para que ninguém fique insatisfeito. Faça uma lista com todos os convidados, peça a confirmação de presença e, então, calcule 150g de queijos e frios por pessoa.

O cálculo do vinho também é simples: uma garrafa para cada duas pessoas. Tenha sempre água à disposição dos convidados, já que o vinho deve ser acompanhado por água natural e/ou gasosa.

Como prevenção, compre algumas de garrafas extra. O número vai depender da quantidade de convidados.

Agora que você já sabe o que não pode ficar fora de um buffet de queijos e vinhos, veja inspirações para a sua celebração aqui.

Fotos (ordem de aparição): por Catering.com.br, Afinatto Organização de Eventos e Catering.com.br

1 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em catering.com.br/proteccion_datos

Comentários (2)

  • Thais Dias

    Queridos Bom Dia Entro em contato para solicitar orçamento de um Buffet de Queijos eVinhos para 120pessoas. Grata Thaís Dias

  • Carlos R. Minello

    Olá pessoal do queijo e do vinho. Muito boa suas dicas de buffet de vinho e queijo, nota (10)!

  • Você não pode deixar de ler...