Que erros cometemos ao comer sushi

Você adora comida japonesa? Confira a seguir quais erros você pode estar cometendo na hora de saborear um delicioso sushi.

24 Abr 2019 Tipos de buffet - Leitura: min.

buffet e catering

A culinária japonesa é popular no mundo todo e não poderia ser diferente no Brasil. O tempero e os ingredientes presentes nos pratos que vieram do outro lado do mundo, conquistaram o paladar dos brasileiros. Há quem viva procurando um motivo especial para comemorar, a desculpa perfeita para jantar fora e comer um delicioso jantar à moda japonesa.

Mas se você é daquelas pessoas que não precisam de motivos especiais para saborear a deliciosa culinária japonesa, porém não sabe a forma correta de degustar um dos pratos mais tradicionais, que é o sushi, não tem problema. Comentamos os principais erros e as dicas para comer corretamente essa delícia típica do Japão.

1) Abusar do molho de soja

Um dos erros básicos que a maioria das pessoas comete é utilizar muito molho de soja. Os ocidentais, principalmente, adoram mergulhar a peça de sushi praticamente inteira no molho. Isso é considerado errado na tradição japonesa e, provavelmente, um japonês vai pensar que você achou que a comida está sem gosto.

Então, ao invés de ensopar o sushi, você deve colocar somente uma pequena quantidade do molho de soja para não acabar com o sabor delicado da comida.

2) Dissolver o wasabi no molho de soja

Apesar de muitas pessoas gostarem de sushi, a maioria está acostumada a misturar o wasabi no molho de soja. Rico em sódio, o molho de soja é bastante forte. O wasabi, por sua vez, tem um sabor bem apimentado. Quando juntamos esses dois ingredientes, o sabor da comida praticamente desaparece, pois o sushi é um prato de sabores bastante delicados.

O correto é utilizar o wasabi na preparação do sushi, colocando-o antes de enrolar a peça, entre o peixe e o arroz. Além de dar um toque especial de sabor, o wasabi vai ajudar na digestão.

3) Mergulhar a parte errada do sushi no molho de soja

Nem todas as pessoas sabem que há uma forma correta de mergulhar o sushi no molho de soja. A parte que deve entrar em contato com o molho é o peixe e nunca o arroz.

Por ser temperado com vinagre e açúcar, o ideal é não deixar que o arroz encoste no molho de soja. Além disso, a peça de sushi deve ser levada à boca com a parte do peixe para baixo. O que deve ressaltar no paladar, entrando em contato direto com a língua, é o peixe e não o arroz.

4) Comer o gengibre junto com o sushi

Ao contrário do que se pensa, o gengibre não é uma espécie de tempero para o sushi, na intenção de dar um sabor a mais no prato. Já comentamos que o sushi tem sabores delicados e a intenção não é apagar o gosto do prato. O gengibre não é um tipo de entrada, muito menos serve de decoração, como vemos em muitos lugares que o colocam em cima do sushi para “enfeitar” o prato.

A real função do gengibre é limpar o paladar. Deve ser consumido no intervalo entre os diferentes tipos de sushi que você está comendo, para degustar cada tipo de ingrediente, sem misturar os sabores.

shutterstock-1063726382.jpg

5) Partir ao meio as peças de sushi

O sushi deve ser comido em um bocado só. As peças nunca devem ser partidas, nem mordidas aos poucos. Os restaurantes mais especializados já preparam o sushi em tamanhos ideais, adaptados ao tamanho da boca, para que os seus clientes possam comer sem dificuldades.

Mas o que fazer se a peça de sushi for muito grande para ser comida de uma só vez? Então o jeito é morder metade da peça e continuar segurando o restante no hashi, sem depositar no prato o que sobrou. Em seguida, coma a outra metade.

6) Começar pela ordem errada

Pode parecer bobagem, mas no final das contas é algo que faz toda a diferença no quesito paladar. Todos sabemos que se provamos uma comida de sabor forte e logo em seguida tentamos comer outro prato com sabor mais delicado, quase não sentimos o que estamos comendo por último. O sabor forte tende a permanecer no paladar por muito mais tempo, e não é diferente no caso do sushi.

Se você tem na mesa diversas opções dessa delícia da culinária japonesa, comece pelas peças com gosto mais suave e depois passe para os sushis com sabores mais fortes. Da mesma forma com os sushis de peixe, comece pelos mais suaves e depois parta para os peixes mais gordurosos.

7) Espetar o hashi no sushi

Por último, mas igualmente importante, nunca espete o hashi, ou palito, no sushi. Você deve pegar a peça usando o hashi como se fosse uma pinça. O ato de espetar o palito na comida lembra os rituais fúnebres japoneses e ao fazer isso, certamente você vai ofender os legítimos japoneses. É preferível utilizar as mãos ao invés de tentar espetar o sushi com o palito.

É fã da culinária japonesa e quer preparar um evento com os pratos típicos do Japão? Clique aqui e contate empresas de buffet especializadas nessa gastronomia.

Fotos: Catering.com.br

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em catering.com.br/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...