Gastronomia lúdica

Ser chique ou cafona, tudo depende de como os ingredientes são utilizados. Entenda porque comer é muito mais que um ato de ingestão de nutrientes...

6 Mar 2016 Ideias originais - Leitura: min.

São Paulo (cidade) São Paulo

2 Recomendações

O bolinho de chuva pode ser chique e o foie gras pode ser cafona, tudo depende de como são utilizados. Aí é que entra a gastronomia lúdica, na elaboração de cardápios e apresentações que façam sentido, que encantem pelo conceito e não pela opulência.

Comer pode ser encarado apenas como um ato de ingestão de nutrientes, mas é muito mais do que isso, a comida alegra a alma! Desperta sentimentos, provoca emoções, acalma e estimula, diverte e encanta, surpreende e assusta, carrega tradições e inventa moda.

A gastronomia lúdica se propõe justamente a oferecer pratos que despertam determinadas sensações e emoções. Feche os olhos por um instante e imagine bolinho de chuva com café coado na hora, sensação de aconchego não é mesmo?

A culinária japonesa traz leveza e delicadeza, a italiana tem gosto de almoço de domingo, churrasco te remete aos amigos, mandioca frita é a cara do boteco! Cada evento tem um clima, um propósito, um público específico, a gastronomia lúdica leva tudo isso em consideração e oferece cardápios criativos e personalizados dentro de um conceito.

A apresentação é o ponto fundamental para criar o clima desejado, apenas pratos bonitos e bem decorados não são o suficiente; a gastronomia lúdica cria "cenografias" que levam o convidado a uma experiência sensorial e não apenas a uma festa.

Abuse da criatividade, das lembranças, das sensações, das receitas de família e faça um evento marcante para seus convidados.

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em catering.com.br/proteccion_datos

Comentários (10)

  • Danielle

    Nossa, é exatamente isso! A comida nos transporta para lugares e sensações. Adorei!

  • Edicléia Plácido Soares

    Artigo muito interessante, concordo plenamente, o ato de comer é uma arte que desperta memórias na vida da gente. Parabéns!

  • Alex Brasil

    Inspirador: comida mais criatividade. Dá vontade de ir pra cozinha!

  • Leandro Lanzellotti

    A arte de comer desperta sentimentos. Adorei a matéria!

  • Larissa Veloso

    Concordo plenamente. A disposição dos alimentos é importantíssima para invocar sensações, trazer lembranças e fazer a experiência muito mais interessante, divertida, aconchegante, saborosa!

  • Marcia

    Fantástico! A gente come primeiro com os olhos, depois com a alma e o paladar, para só depois o alimento satisfazer a fome e virar energia. A idéia de criar ambientes temáticos, com música suave ou sem ela, é incrível! Vale a pena a experiência, com certeza!

  • Rita Macêdo

    Muito interessante! Parabéns!

  • Arô Ribeiro

    Nossa que matéria interessante. Vou usar. Parabéns!

  • CRISTIANE

    Comida é tudo de bom! Se for degustada entre amigos então...

  • Alexandre Leal Meira

    Tudo feito com muita personalidade, colorido, aromático, saboroso. Desperta sensações inesperadas, como a de voltar no tempo. Gosto muito!

  • Você não pode deixar de ler...