Como preparar uma lancheira saudável para as crianças

Quer saber como deixar a lancheira do seu filho mais saudável? Veja como preparar opções mais nutritivas e que vão conquistar os pequenos na hora do lanche.

7 Fev 2019 Ideias originais - Leitura: min.

buffet e catering

Não é novidade a imensa quantidade de alimentos prontos que encontramos nos supermercados, que oferecem uma maior facilidade ao dia a dia das pessoas. Essa comodidade, que parece ser positiva, pode trazer resultados negativos no que diz respeito à saúde, principalmente, das crianças.

Com tantas opções atrativas de lanches processados, fica cada vez mais difícil para os pais incentivarem seus filhos a comer comidas mais saudáveis. O segredo é uma mudança na rotina, inserindo uma alimentação mais sana e que, ao mesmo tempo, agrade ao paladar das crianças. O mesmo controle que se tem em casa na hora das refeições deve ser estendido também à escola. Mas como preparar uma lancheira saudável e com opções atrativas? Confira a seguir.

1) Evite alimentos industrializados e ultraprocessados

O ideal é utilizar sempre alimentos naturais e frescos na lancheira do seu filho. Se isso não for possível, procure evitar ao máximo os produtos industrializados, substituindo tudo o que você puder por opções mais saudáveis.

Os alimentos industrializados têm muito sal, açúcar e gordura, que aumentará o risco de obesidade para o seu filho. Além de não serem nutritivos, podem viciar o paladar e a criança passa a não aceitar opções de comida mais saudáveis.

Ao invés de mandar biscoitos recheados ou doces industrializados, coloque na lancheira alguma fruta, iogurte natural com granola ou, então, um doce caseiro, feito com ingredientes mais saudáveis. Troque os refrigerantes ou sucos de frutas prontos, que não são nada nutritivos, por sucos naturais feitos em casa.

Os salgadinhos industrializados também são péssimos para a saúde do seu filho e devem ficar de fora da lancheira. Substitua-os por porções de castanhas ou de frutas secas.

2) Insista nas frutas, legumes e verduras

Lembre-se de que tudo é questão de costume. Não é diferente quando falamos de vegetais na alimentação infantil. Quanto mais você insistir com seu filho, mais ele vai passar a entender a importância de se alimentar bem.

É natural que seu filho tenha resistência em comer vegetais diante de outras opções mais atrativas. Se já é difícil para um adulto, será mais ainda para uma criança. O importante é não se dar por vencido e começar com pequenas mudanças, colocando aos poucos alimentos que trarão mais benefício à saúde.

Se o seu filho não gosta de comer salada, então apresente opções como verduras e legumes cozidos ou assados. Você pode ainda inserir estes alimentos em receitas, combinando com outros ingredientes e tornando os vegetais mais atrativos ao paladar. Aposte também por snacks de verduras assadas, que substituem as batatas fritas.

shutterstock-300014810.jpg

3) Busque a praticidade

Não é porque você vai preparar uma lancheira saudável e com alimentos naturais que você precisa investir todo o seu tempo nisso. Opte pela praticidade, com alimentos que são fáceis e simples de preparar. Além disso, torne o lanche prático para que seu filho possa comer com facilidade.

Uma excelente ideia é mandar um pote com as frutas descascadas e cortadas em pedaços. Você também pode preparar um delicioso sanduíche natural, cortado em pequenos pedaços para que seu filho possa segurar na mão sem desmontar tudo.

4) A alimentação saudável pode ser divertida

Torne os alimentos mais atrativos visualmente, com variação de cores e divertidos, para chamar a atenção do seu filho. Aqui também vale se inspirar em personagens de desenhos animados, flores, bichos, e qualquer outra inspiração que leve o seu filho para uma viagem ao mundo de diversão enquanto come o seu lanche.

5) Monte um cardápio semanal

Para facilitar, você pode pensar na lancheira do seu filho com um cardápio semanal, organizado com antecedência. Tendo anotado quais alimentos a criança vai consumir a cada dia, você terá maior rapidez na hora de montar a lancheira.

Você não vai precisar ficar lembrando o que já foi enviado para que seu filho não enjoe do cardápio. Também vai poder comprar no final de semana os ingredientes que usará durante a semana toda e ficar tranquilo com o assunto. Assim fica fácil oferecer sempre uma alimentação nutritiva, previamente organizada.

6) Nutrição com criatividade

Se o seu filho adora um determinado tipo de lanche industrializado ou processado, você pode criar uma receita substituindo os ingredientes por opções mais saudáveis. Uma excelente dica, e que faz toda a diferença, é substituir o uso da farinha branca pela farinha integral. Ao invés do biscoito recheado, prefira as opções sem recheio e integrais, que são ricas em fibras.

Você também pode trocar o açúcar por mel, o leite integral pela opção desnatada ou leite de soja e a maionese pela ricota. Hoje em dia existe até uma versão de brigadeiro feito com abacate e hambúrguer de quinoa!

Fotos: Catering.com.br

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em catering.com.br/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...