Acesso empresa Cadastre grátis sua empresa

Os clássicos que não podem faltar no Natal

Faltam duas semanas para o Natal. Se você ainda não pensou no que servir para seus convidados, apostar pelos clássicos é sua melhor opção.

10 dez 2014 Atualidades sobre buffet - Leitura: min.

buffet e catering

Faltam duas semanas para a comemoração do Natal, uma festa que tradicionalmente reúne familiares e amigos para compartilhar alegrias, celebrar a vida e preparar os corações para um novo ano que está prestes a começar. Para conformar o ambiente ideal, o cardápio é tão importante quanto os detalhes da decoração. Se você ainda não pensou no que servir para seus convidados, apostar pelos clássicos pode ser sua melhor opção.

Sabemos que as preferências podem variar de casa a casa, mas hoje vamos abordar aqueles pratos que se consagraram como verdadeiros clássicos da festividade natalina: peru, panetone e rabanada. Cada um tem sua história e não é sem razão que fazem parte da nossa tradição.

Preste atenção nas dicas que preparamos para você e evite preocupações desnecessárias com a organização da Ceia.

Peru de Natal: origem e receita

A tradição de servir peru assado remonta ao século XVII, à festa norte-americana de Ação de Graças (Thanksgiving). O objetivo era comemorar e agradecer a boa colheita e o peru se popularizou por ser uma ave mais barata e fácil de engordar. Até então, se serviam gansos, pavões e cisnes, aves consideradas nobres.

Contam os historiadores que esse costume chegou ao Brasil no século XIX, junto com a onda de imigração. Aprenda agora a preparar uma versão clássica do prato, com vinho branco e suco de laranja.

cooking-by-the-book.jpg

Ingredientes:

  • 1 peru médio
  • 200 ml de vinho branco seco
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 rama de alecrim fresco
  • suco de 1 laranja grande + 1 laranja cortada em quartos
  • 100g de manteiga em temperatura ambiente

Modo de preparo

Na véspera, temperar o peru com sal, pimenta, suco de laranja e vinho, deixando marinar com o alecrim.

No dia seguinte, retire o peru da marinada, coloque em um tabuleiro e espalhe a manteiga pela pele da ave. Utilize os quartos da laranja para rechear o peru e amarre as pernas com cordão para uso culinário.

Cubra o peru com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180º por duas horas. Retire o papel e deixe dourar por 45 minutos, utilizando o líquido da marinada para regar, sempre que preciso.

Acompanhamento: farofa e arroz branco.

Rabanada: um clássico europeu

rabanada-rangododia3.jpg

No Brasil, o hábito de comer rabanada é influência claramente portuguesa. As primeiras receitas do doce, entretanto, foram documentadas na Espanha, estando associadas a outra festividade religiosa: a Quaresma. A forma de preparar a rabanada dava uma resposta à necessidade de aproveitar o pão sobrante durante a Semana Santa. Se você ainda não sabe como prepará-la, anote a receita.

Ingredientes

  • pão amanhecido (francês ou baguete)
  • 3 ovos
  • 1 xícara de leite
  • mesma quantidade de leite condensado
  • açucar e canela para a cobertura

Modo de preparo

Misture leite e leite condensado até que fique homogêneo. À parte, bata os ovos. Passe as fatias de pão pela mistura de leite e em seguida no ovo.

Frite em óleo quente. Quando estiverem douradas, retire e deixe secar sobre papel absorvente. Passe pela mistura de açúcar e canela ainda quentes, para aderir melhor a cobertura.

Panetone: como se fosse brasileiro

A receita original deste pão com frutas vem da Itália. Isso a maioria dos brasileiros já sabe. A curiosidade está no fato de o país ser, atualmente, 2º maior produtor de panetones do mundo, perdendo apenas para seu país criador. Parte do mérito se deve à fabrica Bauducco, responsável pelo início da comercialização do produto no país.

jamieoliver.jpg

Descubra como levar o panetone da mesa do café à mesa de sobremesa:

Ingredientes

  • 1 panetone (cortado em fatias de 2 cm)
  • 1/2 litro de sorvete de creme (ou sabor de sua preferência)
  • 50g de frutos secos de sua preferência (pistache, nozes, castanha de caju)
  • 4 colheres de sopa de geleia de morango ou framboesa
  • 200g de chocolate meio amargo (derretido)
  • cerejas para decorar

Modo de preparo

Pegue uma tigela de aproximadamente 2 litros, cubra com uma capa reforçada de filme plástico e disponha as fatias de panetone pelo fundo e laterais.

Espalhe a geleia. Coloque camadas de sorvete (amolecido) e frutos secos. Cubra com fatias de panetone, feche com o plástico filme e leve ao freezer, pressionando com um prato.

Antes de servir, derreta o chocolate em banho-maria. Desenforme a torta de panetone, cubra com a calda de chocolate e decore com cerejas. Servir em seguida.

Fotos (ordem de aparição): rlerdorf (Flickr), Cooking by the Book, Rango do dia e Jamie Oliver

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em catering.com.br/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...