Plantas aromáticas para cultivar em casa

Quer impressionar seus convidados com deliciosos pratos feitos com ervas aromáticas frescas? Veja a seguir algumas opções para cultivar em casa.

4 Jan 2019 Atualidades sobre buffet - Leitura: min.

buffet e catering

 Uma comida bem temperada, com ervas aromáticas que dão um toque especial ao prato, faz toda a diferença. Sabemos também que ao utilizar produtos frescos ao invés dos industrializados a comida fica com um sabor muito melhor, além de ser mais saudável. E se você vai preparar um almoço ou um jantar para receber um convidado, certamente ele vai se sentir especial, ao perceber o cuidado que você teve na escolha dos ingredientes para o preparo do cardápio.

Para que o resultado final do prato seja de qualidade, é aconselhável que, principalmente, as ervas que vão dar o tempero que a comida deve ter, estejam bem frescas. Mas como ter esses ingredientes sempre à mão e frescos? Uma solução é cultivar em casa as ervas que você mais utiliza. Confira a seguir algumas plantas aromáticas fáceis de cultivar para deixar os seus pratos bem saborosos e impressionar seus convidados.

1) Manjericão

O manjericão é o tempero preferido para alguns pratos de massa. Também é utilizado em pizzas, como no caso do sabor marguerita. O clima ideal para cultivar esse tipo de erva é o calor, em temperaturas acima de 18º C. Também deve receber a luz do sol pelo menos 4 horas por dia, todos os dias. Você também deve tomar cuidado de regar moderadamente uma vez ao dia.

2) Tomilho

Ideal para pratos de peixes, carnes vermelhas, além de alguns tipos de molhos, o tomilho é uma erva bastante fácil de se cultivar em casa. Gosta de bastante sol, cresce bem em qualquer tipo de solo, aguenta bem a falta de água e também é bastante resistente ao clima frio. As temperaturas em que tomilho se adapta bem variam entre 4° C e 28° C. Essa erva gosta de muita luminosidade e você precisa deixar que receba a luz do sol diariamente, de forma direta, por cerca de 5 horas.

shutterstock-670138885.jpg

3) Alecrim

O alecrim é ideal para pães e assados. É um ótimo tempero para a batata feita no forno e uma grande variedade de carnes assadas, como cordeiro, frango, peixes e porco. Essa erva aromática não gosta muito do frio. Para que o alecrim cresça bem, é preciso que a terra esteja sempre úmida, mas não em excesso. Depois que a planta crescer, você poderá regá-la de 3 em 3 dias. É preciso manter o vaso em um local bem ventilado e com exposição ao sol por pelo menos 5 horas por dia.

4) Cebolinha

Talvez uma das ervas mais utilizadas, até mesmo para aqueles cozinheiros que estão se arriscando pela primeira vez ao fogão. Assim como a cebola, o seu uso é bastante amplo no mundo culinário e também pode ser utilizado conforme o paladar de cada pessoal em diversos tipos de pratos.

5) Salsinha

Erva aromática que forma par com a cebolinha, no tão conhecido cheiro verde, a salsinha é muito utilizada para dar o toque de sabor em diversos tipos de pratos. É fácil de ser cultivada, pois mesmo em solos menos férteis a salsinha se desenvolve muito bem.

Depois de plantar as sementes, enquanto os brotos não saírem, você deverá manter o vaso com a salsinha em um local escuro. Depois que a planta der sinal de crescimento, coloque-a em um ambiente mais iluminado, mas que não receba luz direta e em temperatura menor que 22º C. Regue periodicamente para manter a terra sempre úmida.

6) Coentro

O coentro tem um sabor forte e há quem goste dessa erva e quem a odeie. É bastante utilizado em pratos da culinária nordestina e da região norte. Também é usado pela culinária asiática e da América Latina. Entre os pratos famosos que levam o coentro podemos citar a moqueca, o baião de dois e o guacamole.

Apesar de aceitar qualquer tipo de solo, o coentro não se desenvolve muito bem em climas mais frios. Deve ser regado regularmente e evite passar a planta de um vaso para outro, pois o coentro não resiste muito bem a esse tipo de transferência.

Fotos: Catering.com.br

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em catering.com.br/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...