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Eventos 2015: confira cinco grandes desafios

O ano de 2015 reserva grandes desafios para o setor de eventos. Quem está esperando o Carnaval passar para começar a planejar a agenda está perdendo tempo. Saiba por que.

17 fev 2015 Atualidades sobre buffet - Leitura: min.

buffet e catering

Muitos especialistas do setor de eventos coincidem em dizer que o ano realmente começa depois do Carnaval. Porém, quem está esperando tais festividades passar para começar a planejar a agenda está perdendo tempo. O ano de 2015 reserva grandes desafios. O mercado está ficando cada vez mais exigente e criterioso e é preciso sair na frente para conseguir alcançar seus objetivos de negócio.

O Catering.com.br aproveita para destacar cinco grandes desafios para a área de eventos em 2015, que foram comentados por especialistas de diferentes partes do mundo.

1) Transformar convidados em participantes ativos

O cliente é quem contrata e paga a empresa pela organização de um evento, porém se os convidados não se empolgam ao participar, essa celebração está longe de ser um sucesso. Para a especialista da agência canadense Planning for Sucess, Les Selby, um dos grandes desafios para este ano é encontrar formas de planejar eventos capazes de gerar engajamento e de elevar os convidados ao status de participantes ativos do programa da festa.

A tecnologia continua evoluindo e as expectativas da audiência são cada vez maiores nesse mundo em que toda a informação está ao alcance de um click, de forma instantânea. É preciso colocar toda a criatividade em descobrir na melhor forma de enviar os convidados de volta a casa com a mensagem que você quis transmitir.

2) O fator "wow"

Novas empresas a cada ano, profissionais cada vez mais especializados, clientes mais conscientes do que querem para a sua celebração. Dar uma resposta rápida às demandas dos clientes, sendo capazes de oferecer o fator "wow" será o grande diferencial da sua empresa.

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Originalmente utilizado no marketing, o fator "wow" nada mais é que um conjunto de propriedades ou características que fará com que o resultado do seu trabalho seja surpreendente, principalmente pela inovação.

Na visão do diretor da empresa escocesa AlliedPRA, Gillian Rae, essa é a melhor forma de enfrentar a competição crescente, tomando o cuidado de comunicar bem ao cliente todas as vantagens que você pode oferecer na hora de organizar um evento, já que atualmente os clientes procuram muitas opções antes de contratar um provedor.

3) Criar um conteúdo único e compartilhar

Os mais visionários já perceberam que marcar a diferença no setor de eventos vai além de oferecer uma comida saborosa e respeitar todos os tempos da organização da celebração. É preciso apostar por criar um conteúdo único, que não possa ser facilmente copiado.

Como? Trabalhando a habilidade de compartilhar informação, vídeos e fotos do seu trabalho. Relações públicas e gerente de Marketing na empresa norte-americana West Coast Event Productions, Kayse Dahl comenta que, com esses recursos, as pessoas podem se sentir parte da celebração, mesmo sem haver estado presente. Além do mais, são conteúdos que podem se difundir por plataformas como Instagram e Pinterest.

4) Conseguir mais com o mesmo pressuposto

Novo ano, reajustes nos custos dos fornecedores e pressupostos que continuam os mesmos, especialmente no setor eventos corporativos. Para não perder clientes, é preciso encontrar a fórmula mágica de conseguir oferecer um serviço igualmente completo, sem reajustes visíveis.

Nessa hora o que melhor funciona são as parcerias, que permitirão custos mais baixos em prol de uma maior quantidade de eventos realizados. As negociações são árduas, mas se efetivas se transformam em um verdadeiro "win-win".

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5) Ser o melhor vendedor

É impossível pensar no setor de eventos e separá-lo da atividade comercial. Vai se destacar quem conseguir negociar melhor e ser mais agressivo na hora de efetivar parcerias com os melhores espaços e provedores. Sua reputação também depende da reputação dos seus parceiros.

Não deixe de compartilhar nos comentários sua experiência, dizendo se as dicas foram úteis para você e dividindo seus conhecimentos com todos os leitores do site.

Fotos (ordem de aparição): por kreg.stepp, erix! e Rafael Souza ® (Flickr)

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Comentários (1)

  • Ana Cristina da Rocha

    Em verdade, este texto está retratando um fato que ocorre há muito tempo: tentar manter os custos é tarefa difícil, mas como é algo importante tanto para os fornecedores e organizadores, é necessário haver mais parcerias e menos concorrências, centralizando assim os custos maiores.

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