Como organizar uma noite de fondue

Uma noite de fondue é perfeita para uma confraternização na época mais fria do ano. Não sabe o que é preciso para servir esse prato e como organizar a recepção? Não perca este artigo.

2 Ago 2018 Atualidades sobre buffet - Leitura: min.

buffet e catering

Um dos pratos que mais combinam com noites frias de inverno, certamente, é o fondue. A opção é excelente para receber os amigos e agradar a todos os paladares, e não precisa ser um expert na cozinha para preparar o menu. Confira nossas dicas para que a sua noite de fondue seja um sucesso.

O fondue sempre teve fama de ser um prato complicado e trabalhoso, mas é mais simples do que se possa imaginar. A facilidade também está em que todos os molhos e acompanhamentos podem ser preparados previamente. Assim, não é preciso se incomodar com nada na hora do jantar, apenas desfrutar da comida e da companhia.

Tipos de fondue

O primeiro ponto a definir é que tipo de fondue será servido. Os mais clássicos são o fondue de queijo, de carne e de chocolate. Pode-se optar por servir o de queijo como entrada, o de carne como prato principal e o de chocolate como sobremesa, ou então, servir o de queijo e o de carne ao mesmo tempo e, depois, o de chocolate para fechar a noite.

1) Fondue de queijo

shutterstock-484573408.jpg

Os queijos mais usados para fazer fondue são o emmental e o gruyère, 250g de cada são suficientes para servir 4 pessoas, pensando que ainda haverá o fondue de carne e o de chocolate. A receita é fácil:

  1. Passe um dente de alho esmagado no fundo da panela de fondue, com o fogo ligado, e retire o alho em seguida.
  2. Acrescente 200ml de vinho branco seco e de deixe ferver. Rale 250g de queijo emmental e 250g de queijo gruyère e coloque aos poucos na panela, mexendo bem com o fogo baixo.
  3. Dilua 1 colher de chá de amido de milho em 1 cálice de licor de kirsch e coloque na panela com os queijos derretidos.
  4. Tempere com pimenta e noz-moscada.

Para acompanhar, a sugestão é pão baguete cortado em cubos, cogumelos paris, batata assada em cubos e picles, que é bastante consumido pelos suíços. Para beber, o indicado é vinho tinto ou branco.

2) Fondue de carne

Para o fondue de carne, o ideal é usar filé mignon cortado em cubos, 1kg serve 4 pessoas. A carne é frita na mesa, na hora do jantar e, para isso, será necessário preparar o azeite. Basta aquecer em uma panela 2 xícaras de azeite, 1 ramo de alecrim, 1 ramo de tomilho fresco, 1 folha de louro e 1 dente de alho. Antes que comecem a fritar, tire as ervas e o alho e passe o azeite quente para a panela de fondue.

Para acompanhar, as sugestões são maionese com curry, molho de queijo roquefort, molho de mostarda e chutney de manga. Para beber, o indicado é vinho tinto.

3) Fondue de chocolate

shutterstock-366251906.jpg

A receita é bem simples, basta derreter em banho maria 300g de chocolate negro com 400ml de creme de leite. Depois de derretida, passe a mistura para a panela de fondue.

Para acompanhar, sirva frutas variadas, como morango, banana, tangerina, kiwi e uva sem semente. Para beber, o indicado é vinho tinto ou um licor.

Utensílios para fondue

O ideal é ter uma panela (réchaud) para cada variedade de fondue. Além de evitar ter que lavar louça entre um prato e outro, o tipo de material do recipiente é importante para manter o molho quente. Para o fondue de queijo, aconselha-se usar o réchaud esmaltado ou de cerâmica. Para o fondue de carne, o réchaud de inox ou alumínio com chama embaixo. Para o fondue de chocolate, o réchaud de cerâmica com vela embaixo.

Além disso, são necessários garfinhos para espetar o pão, a carne e a fruta e colocar o alimento na panela. É indicado disponibilizar um garfinho para cada variedade de fondue, para que os molhos fiquem intactos. A etiqueta recomenda duas opções: ou comer o alimento direto com o garfinho, sem encostá-lo na boca, ou dispor pratos e talheres normais, para que o convidado passe o alimento do garfinho ao prato e o coma com o talher normal.

Os molhos e os acompanhamentos devem ser colocados em recipientes bonitos e distribuídos na mesa de maneira que estejam ao alcance de todos.

Decoração da mesa

Como o fondue requer muitos utensílios, o ideal é não colocar muitos objetos decorativos na mesa. Flores e velas podem deixar a mesa demasiadamente carregada e até atrapalhar na hora dos convidados se servirem.

Uma toalha elegante, guardanapos finos, talheres, pratos e taças sofisticadas, serão suficientes para a decoração da mesa. A dica também é investir em um réchaud bonito, já que será o centro das atenções na mesa.

Para criar uma atmosfera aconchegante, distribua pelo ambiente velas, almofadas e mantas. Cores escuras, como o vermelho, ajudam a deixar o espaço mais acolhedor.

Você também pode deixar a preparação do fondue nas mãos de profissionais. Clique aqui e encontre empresas de buffet na sua cidade.

Fotos: Catering.com

1 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em catering.com.br/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...