Acesso empresa Cadastre grátis sua empresa

O que servir no jantar de formatura?

Quer oferecer uma festa de formatura que alcance a satisfação dos convidados e se torne uma maravilhosa lembrança para o formando? O cuidado na escolha do cardápio é essencial. Confira!

24 ago 2017 Festas e celebrações - Leitura: min.

buffet e catering

A comemoração de uma formatura é uma ocasião muito especial, e que ficará para sempre na memória. Para que tudo corra bem na celebração desta conquista é essencial dar atenção redobrada a tudo que faz parte da sua organização da festa. Um item que não admite erros é a escolha do cardápio e do tipo de serviço.

Alguns aspectos são muito importantes para saber o que servir em um evento de formatura. Entre eles estão o número de convidados, o gosto pessoal do próprio formando, o tamanho do local e o orçamento disponível. A estação do ano também conta muito, pois quando está muito calor é mais favorável servir pratos leves e frios, explorando verduras e frutas, deixando as comidas mais quentes e pesadas para quando o clima pedir uma alimentação mais reconfortante.

Jantar tradicional

Normalmente, em um jantar tradicional o cardápio é dividido em três etapas: entrada, prato principal e sobremesa. A entrada pode ser dispensável, partindo direto para o prato principal.

As saladas são as opções mais comuns de entrada, que variam desde folhas diversas até uma preparação mais elaborada, como por exemplo o tabule ou legumes recheados. Também pode ser organizada uma mesa requintada de embutidos e frios, com queijos diferenciados e carpaccios, que são sempre muito bem aceitos por todos os convidados.

shutterstock-471742130.jpg

Para o prato principal, deve-se tomar cuidado para atender a todos os paladares. Pode ser servida uma variedade de carne com diferentes opções de molho. Acompanhando o prato principal, temos as guarnições como risotos, purês, cremes e as tão requisitadas massas, como nhoques, lasanhas e macarrões.

Uma dupla muito conhecida é o estrogonofe de carne ou frango, acompanhado com arroz branco e batata palha. As sobremesas podem ser pudins, tortas, mousses e sorvetes, que vão desde sabores mais adocicados como o brownie e o petit gateau de chocolate até outros mais cítricos, como o mousse de maracujá ou a tortinha de limão. Desta forma, não há erro.

Coquetel

Muitas são as dúvidas que surgem em relação a servir um jantar ou um coquetel. O importante é lembrar que vai depender da proposta do evento. O coquetel surge como um formato mais descontraído do que os jantares tradicionais. Possui uma organização mais informal, o que não significa desleixo. Há cardápios variados, atendendo desde celebrações mais modestas até eventos altamente sofisticados.

A principal diferença é que neste tipo de serviço são oferecidos pratos quentes e frios em pequenas porções, potinhos ou no estilo finger foods. Como exemplos temos as massas e risotos mini empratados, saladas em potinhos e canapés diversos.

shutterstock-468505583.jpg

Fazendo o papel das entradas, os convidados podem ser surpreendidos com preparações como tortas diversas, quiches e quibe cru. Além da mesa de sobremesa, que traz opções como doces, bombons e frutas cobertas com chocolate, pode ser organizado um local para apreciar um delicioso café acompanhado de petit fours.

Em algumas ocasiões, as porções de comida propriamente dita dão lugar a uma grande variedade de salgados finos e mini sanduíches. A vantagem do coquetel é a flexibilidade de poder partir para a parte dançante da festa sem a necessidade de horário fixo para o jantar, já que as mesas são dispostas mais como pontos de apoio.

Variedade de bebidas

Em todos os tipos de serviço, horário e formato, conta-se com uma variedade de sucos e refrigerantes, além de água mineral. A carta de bebidas alcoólicas pode conter espumantes, vinho branco e tinto, whiskys e cerveja. Além disto, algumas festas dispõem também de alguns drinks previamente definidos.

O baile não pode parar!

Quando a festa propriamente dita já estiver acontecendo, uma prática comum atualmente é servir opções de comidas rápidas e informais para repor as energias. Preparações descomplicadas, servidas em potinhos, são as mais requisitadas.

Em celebrações mais extensas é preparada também uma mesa no estilo café colonial, para que os convidados saboreiem cupcakes, bolos e tortas com café e chás quando acabar o baile.

shutterstock-382659238.jpg

Para que o buffet da sua festa de formatura seja inesquecível, clique aqui e conheça as empresas especializadas no assunto.

Fotos: por Catering.com.br

12 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em catering.com.br/proteccion_datos

Comentários (1)

  • Micheli Basílio

    Adorei.me ajuda a esclarecer muitas dúvidas.opcoes ótimas.

  • Você não pode deixar de ler...