Acesso empresa Cadastre grátis sua empresa

2014: tendências que vão impactar a gastronomia

Já estamos quase em 2014 e, por isso, começamos a pensar nas novas tendências para o setor de alimentação e bebidas. Reunimos as 10 principais, que destacam produtos, sabores e técnicas.

9 dez 2013 Atualidades sobre buffet - Leitura: min.

buffet e catering
Número um entre as tendèncias, o limão será o sabor do ano

Analistas e consultores do setor de bebidas e alimentação já começam a apontar quais devem ser as principais tendências para 2014. De forma mais direta ou menos, dependendo de cada país e segmento, elas devem afetar cozinhas de hotéis, restaurantes, empresas de buffet, catering e profissionais independentes que trabalham com gastronomia.

Como informação é poder, fomos buscar as dez principais tendências para o mundo da gastronomia, que destacam produtos, sabores e até novas formas de utilizá-los. Não regras e não há unanimidade, mas tê-las presente para a elaboração de um novo cardápio para o próximo ano pode marcar a diferença na hora de atender seus clientes. Benefícios também para quem contrata uma empresa especializada, pois poderá direcionar a atuação da mesma pelo que há de mais atual no setor.

1) Limão

Estará no centro das atenções em 2014. Simples, puro, com seu toque cítrico e sua versatilidade, será uma verdadeira estrela na confeitaria e o sabor do ano. O limão é capaz de trazer frescura, tem uma nota de nostalgia (ao lembrar-nos de deliciosas limonadas nas tardes de verão) e está ligado à culinária mediterrânea, que está crescendo em popularidade em todo o mundo.

2) Chá

Já não estará somente nas xícaras, para uma reunião de fim da tarde, acompanhado de bolos e biscoitinhos. Já são vários os chefs que estão experimentando o potencial do chá natural para dar mais sabor à comida, sem depender somente de azeites, manteiga, etc. Um exemplo seria a infusão de hibisco, usada para agregar um toque cítrico e uma preciosa tonalidade avermelhada.

3) Sabor do oriente

Se acentua a influência dos sabores tradicionais de países como Turquia, Líbano, Síria, Israel, Jordânia, entre outros. A comida mediterrânea, que já agradava por ser saudável, ganhará ainda mais adeptos com a propagação dos sabores do alho, do grão de bico e de especiarias como o za'atar e o sumac.

Flickrchornamariya.jpg

4) Nozes e castanhas

Não, não se trata do consumo direto dessas frutas secas, mas sim de uma nova forma de utilizá-las. A produção e uso de leite de castanha na hora de preparar molhos, bebidas e pratos dão um toque de inovação, além de atender bem os intolerantes à lactose. E, se devemos indicar dois favoritos, serão castanha de caju e amêndoas, para sorvetes, bases e molhos.

5) Gemas de ovo

Para o próximo ano a atenção deixa de estar centrada no ovo inteiro e se transfere para a gema, com sua cor viva e sua riqueza de sabor e textura. Combinações exitosas são queijos, derivados do leite e molhos.

6) Comfort food

bre-se espaço para todos os pratos clássicos que relembram sabores familiares, com preparações que dispensam complicados livros de culinária. Ou seja, haverá lugar para o clássico e para a tradição.

7) A vapor

Cozinhar ao vapor e escalfar são técnicas já conhecidas, que voltam para trazer ainda mais sabor ao processo de cozinhar. A novidade? Substituir a água por outros líquidos para poder “brincar" com os sabores. Vinho, café e cerveja são apenas algumas das possibilidades para cozinhar ao vapor e escalfar proteínas e vegetais.

8) Algas

O que começou com o consumo do sushi poderá ganhar nova roupagem no próximo ano. Opções de snacks, sopas, saladas, molhos para peixe, ingrediente em sanduíches e muito mais. Evidentemente, conservando seu potencial nutritivo e sustentável.

pasta1.jpg

9) Macarrão diferente

É hora de deixar de lado os tradicionais cabelo de anjo, penne, espaguete e parafuso para dar lugar a outros formatos e tamanhos. Ainda mais se vêm com sabores alternativos, com especiarias e farinhas especiais.

10) Do campo à mesa

Essa tendência não se refere apenas a alimentos orgânicos, mas à possibilidade de incluir itens tidos como exóticos, tais como cabra, coelho e codorna.

Fotos (ordem de aparição): por robbophotos e chornamaruya (Flickr). Última foto é uma montagem no Catering.com.br.

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em catering.com.br/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...