Acesso empresa Cadastre grátis sua empresa

Como preparar um coffee-break com sucesso

O coffee-break continua sendo de vital importância para a rotina de uma empresa. Um dos pontos fundamentais é conseguir plasmar variedade na mesa do buffet, com opções doces e salgadas.

15 ago 2014 Atualidades sobre buffet - Leitura: min.

buffet e catering

Os anos passam, consolidam-se várias mudanças nas relações de trabalho, mas o momento do coffee-break continua sendo de vital importância para uma empresa, justamente por seu caráter mais informal, que permite a integração dos presentes e a abordagens de questões contundentes num ambiente mais descontraído.

Esse tipo de buffet funciona perfeitamente para a hora de descanso de uma jornada de formação laboral, para uma pequena confraternização de funcionários ou para receber clientes importantes. Um dos pontos fundamentais é conseguir plasmar variedade na mesa do serviço, com opções doces e salgadas.

Para facilitar o trabalho da sua empresa, faremos agora um passo a passo, que lhe permitirá organizar um coffee-break com sucesso e sem imprevistos.

Pontos básicos do checklist

A organização de qualquer evento sempre parte de três pontos básicos, que não devem ser esquecidos nem menosprezados:

1) data e hora: muitos não dão a relevância devida a esse ponto, pensando que pode ser definido posteriormente, sem afetar a celebração em si. Um engano, já que data e hora são importantíssimos para fechar a contratação do serviço e negociar os prazos com a empresa de buffet, além de interferirem no tipo de cardápio. Sim, um coffee-break pela manhã não deve ser igual ao servido à tarde.

flickroschene.jpg

2) quantidade de participantes: normalmente, quando se parte para a organização de um coffee-break, a empresa tem previsto qual é o pressuposto disponível para o evento; ao menos, o máximo que será investido. Apesar de ser prudente trabalhar com uma margem de segurança, para evitar que falte comida ou bebida, a quantidade de participantes é a base da definição do serviço. Junto ao pressuposto disponível vai determinar detalhes como duração do coffee-break, variedade de bebidas e comidas, se haverá reposição, etc.

483895.jpg

3) local: para esse tipo de serviço, em que os convidados ficam em pé e circulando pelo recinto, a preocupação não se centra na estrutura de cadeiras e mesas, mas sim em tudo o que é necessário para o serviço do buffet. Por exemplo, se não há cozinha, é arriscado trabalhar com salgadinhos quentes, como as quiches e os folhados, a não ser que haja a adaptação prévia de um espaço anexo para colocar fornos elétricos. Contar com a entrega dos salgadinhos minutos antes da realização do evento é desaconselhável, porque podem influir problemas como engarrafamento e atrasos.

396035.png

O que não deve faltar

Ao contratar o serviço de coffee-break, verifique tudo o que está incluído no pacote. Para que o evento transcorra como o devido, serão necessários equipe de montagem e garçons. Desta forma, o serviço é constante e chega a todos os presentes. Assegure-se de que a empresa contratada traga bandejas, pratinhos, xícaras e copos suficientes, além de guardanapos. Muitas situações desconfortáveis se evitam verificando o óbvio.

O tempo mínimo de serviço de um coffee-break é de 15 minutos, nos casos de um buffet para intervalo de congressos, palestras, etc. Mas, por sua versatilidade, pode ser utilizado em confraternizações diversas e inaugurações. Nesses casos, a duração média do serviço é de uma hora. O mais usual, porém, é contratar um buffet para 30 minutos.

389579.png

Há itens imprescindíveis em qualquer mesa de coffee-break. Sucos, leite, café e chá, acompanhados de biscoitinhos doces e salgados, bolos, pães, patês, manteiga e geleias. Mas não para por aí. Pense no cardápio considerando a hora do evento:

  • entre 7h e 9h: acerta quem escolhe uma mesa de café da manhã, com iogurte, cereais, pão de queijo, croissants, sanduíches naturais, frutas e uma tábua de frios e queijos.
  • entre 9h e 11h30: você garante um encanto à parte usando opções do serviço de brunch. Refrigerantes, tortas salgadas e doces, ovos mexidos com bacon e crepes.
  • a partir das 15h: como se encaixa no horário do café da tarde, geralmente conta com mais opções salgadas que doces, com salgadinhos assados e fritos, tortas, sanduíches e quiches variadas.
  • serviço noturno: quem necessita de um coffee-break à noite, deve pensar em um serviço mais parecido ao coquetel. Substituir elementos como leite, chá e cereais, que não são habituais nesse horário, e abrir espaço para refrigerantes e até alguma opção alcoólica, como vinho ou cerveja.

Os custos por pessoa dependem do tipo de cardápio que você quer oferecer e da localidade. Normalmente, variam entre R$ 9 e R$ 30.

Agora que você já sabe do passo a passo para organizar um coffee-break de sucesso, pode pedir orçamentos entrando em contato com as empresas especializadas.

Fotos (ordem de aparição): Catering Caja de Sabores, oschene (Flickr), Buffet Denise Capela, Light House Lounge e Quitutes Tia Nany

11 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em catering.com.br/proteccion_datos

Comentários (19)

  • Simone Barbosa Rocha Queiroz

    Boa tarde!! Vou fazer lançamento da minha coleção de bolsas, e quero fazer um cofe break....sera uns 20 convidados; o horário será entre as 9 hrs as 11hrs da manhã....qual quantidade de salgadinhos e quitandas devo encomendar??

  • Maria das graças Alves montezuma

    Boa tarde!! Sou uma confeitera é gostaria de me especializar em cofee break

  • Maria das graças Alves montezuma

    Boa tarde!! Sou uma confeitera é gostaria de me especializar em cofee break

  • jaqueliny mageski

    Gostei das dicas, mas gostaria de algo para ajudar no caso de ter que servir para mais de 200 pessoas...

  • Elaine

    Ótimas dicas! Já atuo na área, e é sempre bom atualizar-se. Grata

  • rodrigo rosas martins

    muito bom,gostaria de entrar no ramo de coffe break....!!!!!!!!

  • Liliana

    Gostei. Gosto de trabalhar com este tipo de trabalho, mas tinha dúvidas de como apresentar os pratos servidos e preços cobrados. Obrigada. Eu mesma quero trabalhar com isto.

  • Equipe Catering.com.br

    Olá Luciana, para conseguir uma resposta mais rápida, melhor contatar as empresas especializadas neste serviço através da seção "Empresas". Os resultados podem ser filtrados por localidade. Att. Equipe Catering.com.br

  • Luciana Santos

    Necessito de um orçamento para um coffee manhã e tarde. É para 35 pessoas, se trata de um curso.

  • Equipe Catering.com.br

    Olá Dulce, para conseguir uma resposta mais rápida, melhor contatar as empresas especializadas nesse serviço através da seção "Empresas". Os resultados podem ser filtrados por localidade. Att. Equipe Catering.com.br


  • Carregando...



    Você não pode deixar de ler...